segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TOP 10: DERIVADOS DA BRASÍLIA

É certo apontar o Fusca como a origem de vários modelos VW a ar, uma verdadeira "comunidade" de veículos que fizeram história: Kombi, Karmann-Ghia, Variant, TL, VW 1600 "Zé do Caixão", SP2 e a própria Brasília. Isto tratando apenas de Brasil, não contando as versões militares, os Type 3 e outros modelos criados no exterior. Pois bem, mas o que dizer de modelos "derivados de um derivado"? Pois este é o caso dos dez veículos listados aqui que, por uso do chassi, de partes mecânicas ou de carroceria, podem ser definidos como os derivados da Brasília:

1 - VARIANT II
Apesar no nome Variant, trata-se na verdade de um "Brasilião", com mudanças na posição da ventoinha do motor, na suspensão, no entre-eixos, mas que ainda compartilha vários componentes da brasa, principalmente estéticos.

2 - PUMA GTS / GTC / GTI
Os Puminhas "pós-tubarão" surgiram a partir da substituição do chassis do Karmann-Ghia pelo da Brasília, mais largo, representando inclusive um ganho em estabilidade e, consequentemente, esportividade.

3 - MIURA SPORT
O primeiro Miura e seu perfil inspirado nos Lamborghini da época foi criado a partir do chassis da Brasília. Posteriormente vieram os modelos com motores VW MD e AP (dos Passat, Voyage, Santana, etc.) e chassis próprio.

4 - ENVEMO S90
A melhor réplica de Porsche 356 do mundo, elogiada até pela própria Porsche, surgiu sobre a base mecânica da Brasília.

5 - ADAMO GT2
A evolução dos primeiros Adamos ganhou de "brinde" o chassis da Brasília, a exemplo dos Puminhas.

6 - BIANCO S
Criação de Tony Bianco de maior sucesso, a versão de rua do bólido das pistas Fúria tem alma de Brasília.

7 - BIANCO TARPAN
Naturalmente a versão criada a partir do Bianco S seguiria a mesma receita vencedora.

8 - L'AUTOMOBILE VENTURA
A inspiração total é no SP2, mas por baixo "respira" uma brasa.

9 - MP LAFER
Uma fábrica de móveis resolve caprichar numa réplica do inglês MG TD. Resultado? Uma Brasília com uma "cara" completamente diferente. E que linda "cara", diga-se de passagem...

10 - STM 2000
Esta curiosa picape dos anos 80, que teve versões cabine simples, dupla e estendida, usava elementos de vários carros, como as lanternas traseiras de Gol BX, o para-choque dianteiro do Escort e, além do chassis, "roubava" também as portas da Brasília.

7 comentários:

  1. Que legal , sou fã da brasilia e fiquei apaixonado pelo Adamo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tenho um cabine estendida, vendo meu zap,(24)999048152

    ResponderExcluir
  3. Bereska 23 Janeiro de 2022 18:00
    Achei um Stm cabine simples que estava guardado a + de 30 anos,está em um excelente estado de conservação,se alguém interessar.Zap - 21-96434-8127.

    ResponderExcluir