sábado, 27 de novembro de 2010

TOP 10: BRASAS FAMOSAS

Uma nova série TOP 10, sobre as Brasílias reconhecidas nacional e internacionalmente. Como voces podem perceber, as poucas presentes na mídia e no imaginário das pessoas são marcantes. Acompanhe:

1. BRASÍLIA AMARELA DOS MAMONAS

Eternizado pela canção "Pelados em Santos" de 1995 da banda Mamonas Assassinas, faz com que toda referência feita sobre Brasílias para os não-aficcionados do carro seja seguida pela pergunta "É amarela?". A perenidade da ligação entre a brasa, a cor e o grupo musical contrasta com a passagem fugaz dos Mamonas pela mídia, vítimas de acidente aéreo no início de 1996.



2. NEW BRASÍLIA

Lançado pelo designer Du Oliveira através do seu blog "Irmão do Décio", fez com que algumas pessoas pensassem mesmo se tratar de um estudo para relançamento da brasa, tamanha a qualidade do projeto. Virou notícia também em outros sites voltados para automóveis.



3. BRASÍLIA DO SEU BARRIGA (CHAVES)

No seriado Chaves, Seu Barriga é visto como proprietário de uma Brasilia que, na época das gravações (final da década de 70) era um carro novo fabricado no México e, por isso, dotado de certo status. A cena de humor fica por conta do Chaves dizer que o carro é dele por tê-lo achado na rua. Em outro capítulo, Chaves se oferece para lavar o carro em troca de uma gorjeta, culminando com um surto de gripe que atinge o Seu Barriga, Dona Florinda e Quico por terem se molhado ao ar livre. Como curiosidade, percebe-se que foram duas Brasílias usadas: uma nas primeiras temporadas do seriado (até 1978), outra nos episódios finais (na retomada das gravações), atendendo a pedidos (início da década de 80).


4. BRASÍLIA DO SEU MADRUGA

Na verdade, uma montagem-sátira do cartaz de divulgação do filme "+ Velozes + Furiosos". Roda a internet até hoje entre os fãs do "onipresente" Seu Madruga.


5. BRASÍLIA DO WORLD CUP RALLY

Em maio de 1974 participou do World Cup Rally, ou Rali da Copa do Mundo. Nas mãos do piloto Cláudio Mueller e do navegador Carlos Weck, saiu de Londres em 5 de maio, atravessou o Canal da Mancha, passou pela França e Espanha, e novamente cruzou o mar chegando ao Marrocos. Voltou pela Tunísia, Itália, Grécia e chegou em Munique, na Alemanha, em 25 de maio. Levava dois estepes sobre o teto, tinha quatro faróis de longo alcance, rodas de liga leve e radiador de óleo do Jeep Cherokee para agüentar a maratona. Não chegou em primeiro, mas também não fez feio: dos 75 carros da largada, 22 chegaram, com a Brasília em 12o. lugar! Suportou um rali que era considerado o mais perigoso do mundo, e que teve novas edições canceladas por conta dos riscos. A história completa é matéria da revista Fusca e Cia. deste mês.


6. BRASÍLIA DO INGO HOFFMANN

Ingo Hoffman, com seu Brasília azul da equipe Creditum, número 17, fez muito carro de maior potência comer poeira na extinta Divisão 3. Ganhou o campeonato paulista de 1974 na classe A (até 1.600 cm3). Em 2004, um fã chamado César Carboni construiu uma com toda a assesoria do próprio Ingo e deixou a pintura aos cuidados de ninguém menos que Cid Mosca. Esta era inspirada nos carros de competição patrocinados pela petrolífera Gulf.


7. BRASÍLIA KERB SNAKE

Como muitos devem saber, a Brasília foi exportada para vários países, inclusive para Europa. O Inglês Paul Medhurst viu em uma simpática VW Brasilia, descuidada em Portugal, uma boa base para um projeto diferenciado uma vez que este modelo não é muito comum por lá. Encaminhou direto para a oficina Type 3 Detectives - T3D na Inglaterra, onde a pacata Brasilia viria a ser completamente modificada, tornando-se um exemplar bastante admirado. Nascia então o projeto Kerb Snake. Chamando atenção tanto por sua exclusividade quanto pelo ótimo trabalho efetuado, a VW Brasilia Kerb Snake foi considerada um dos carros Top 20 num dos maiores eventos relacionados a VWs na Europa: o Volks World em 2009.


8. BRASÍLIA MUD and ROAD

Brasília pertencente a um grupo belga que promove passeios e aventuras em terrenos acidentados e trilhas off-road em geral somente com VW's a ar preparados. Faz grande sucesso, principalmente em eventos de exposição pela Europa.

Site: http://mud-and-road.skynetblogs.be/


9. BRASÍLIAS DO LATA VELHA

Mais conhecidas pelas atrocidades cometidas e pelo mau gosto empregado pelas oficinas contratadas do programa Caldeirão do Hulk do que propriamente por algo de real importância. Se adequam facilmente ao perfil do site "Bizarrices Automotivas"... São responsáveis, entre outros, pelo triste fim de uma Brasília 4 portas.


10. BRASÍLIAS DO LULA

Não, nosso agora quase ex-presidente não tem nenhuma unidade licenciada em seu nome. Mas ao longo dos seus dois mandatos, foram várias as que surgiram prestando uma justa "homenagem" ao barbudo...

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk do lula foi foda!

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  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk foi mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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