sábado, 20 de novembro de 2010

BRASAS DO CLUBE

Hoje apresentamos a Brasília do amigo Wandercy, de Itu-SP. Comprada zero km pelos avós dele em 1980 e na familia desde então, se trata de um raro modelo 1300 com dupla carburação a álcool. Seu avô tinha grande carinho pelo carro, e mesmo depois de um problema de saúde que o afetou mentalmente, continuou demonstrando esse carinho, como relata Wandercy:
"Meu avó abria a garagem todos os dias, tirava a capa que cobria a Brasília, dava a partida e fumava seu cigarro. Depois que o cigarro acabava, ele desligava o motor, cobria o carro e fechava a garagem sem sair com ele. Nós colocávamos gasolina na partida a frio, álcool no tanque uma vez por mês de madrugada ou aos domingos, quando ela ia à feira caminhando três quarteirões. Então tinha que ser jogo rápido! Até completava o óleo, mas não conseguia uma forma de destravar os freios traseiros, remontar a alavanca de câmbio e fazer a troca de óleo antes dele voltar.  Para garantir que ele não conseguiria sair da garagem, removemos a alavanca de cambio e colocamos apenas a haste com uma arruela soldada por dentro, para que ela não soltasse e ele não engatasse marcha nenhuma. Os freios traseiros foram travados apertando-se a regulagem ao máximo, o que, com o tempo, fez com que as lonas acabassem colando nas panelas. A Brasilia ficou nessa rotina por aproximados 3 anos."

 
 

Depois do falecimento de seus avós e de "passar na frente" o Fusca de sua tia (dado pelo seu avô), reformando-o completamente, 2011 reserva a promessa de trazer a brasa novamente à vida. Não será tarefa fácil, devido aos problemas causados pela corrosão do álcool e outros em função do longo tempo parada. Torçamos então para que Wandercy alcance seu objetivo e que ano que vem tenhamos mais uma linda Brasília desfilando por aí. Boa sorte, camarada!

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