sábado, 27 de novembro de 2010

TOP 10: BRASAS FAMOSAS

Uma nova série TOP 10, sobre as Brasílias reconhecidas nacional e internacionalmente. Como voces podem perceber, as poucas presentes na mídia e no imaginário das pessoas são marcantes. Acompanhe:

1. BRASÍLIA AMARELA DOS MAMONAS

Eternizado pela canção "Pelados em Santos" de 1995 da banda Mamonas Assassinas, faz com que toda referência feita sobre Brasílias para os não-aficcionados do carro seja seguida pela pergunta "É amarela?". A perenidade da ligação entre a brasa, a cor e o grupo musical contrasta com a passagem fugaz dos Mamonas pela mídia, vítimas de acidente aéreo no início de 1996.



2. NEW BRASÍLIA

Lançado pelo designer Du Oliveira através do seu blog "Irmão do Décio", fez com que algumas pessoas pensassem mesmo se tratar de um estudo para relançamento da brasa, tamanha a qualidade do projeto. Virou notícia também em outros sites voltados para automóveis.



3. BRASÍLIA DO SEU BARRIGA (CHAVES)

No seriado Chaves, Seu Barriga é visto como proprietário de uma Brasilia que, na época das gravações (final da década de 70) era um carro novo fabricado no México e, por isso, dotado de certo status. A cena de humor fica por conta do Chaves dizer que o carro é dele por tê-lo achado na rua. Em outro capítulo, Chaves se oferece para lavar o carro em troca de uma gorjeta, culminando com um surto de gripe que atinge o Seu Barriga, Dona Florinda e Quico por terem se molhado ao ar livre. Como curiosidade, percebe-se que foram duas Brasílias usadas: uma nas primeiras temporadas do seriado (até 1978), outra nos episódios finais (na retomada das gravações), atendendo a pedidos (início da década de 80).


4. BRASÍLIA DO SEU MADRUGA

Na verdade, uma montagem-sátira do cartaz de divulgação do filme "+ Velozes + Furiosos". Roda a internet até hoje entre os fãs do "onipresente" Seu Madruga.


5. BRASÍLIA DO WORLD CUP RALLY

Em maio de 1974 participou do World Cup Rally, ou Rali da Copa do Mundo. Nas mãos do piloto Cláudio Mueller e do navegador Carlos Weck, saiu de Londres em 5 de maio, atravessou o Canal da Mancha, passou pela França e Espanha, e novamente cruzou o mar chegando ao Marrocos. Voltou pela Tunísia, Itália, Grécia e chegou em Munique, na Alemanha, em 25 de maio. Levava dois estepes sobre o teto, tinha quatro faróis de longo alcance, rodas de liga leve e radiador de óleo do Jeep Cherokee para agüentar a maratona. Não chegou em primeiro, mas também não fez feio: dos 75 carros da largada, 22 chegaram, com a Brasília em 12o. lugar! Suportou um rali que era considerado o mais perigoso do mundo, e que teve novas edições canceladas por conta dos riscos. A história completa é matéria da revista Fusca e Cia. deste mês.


6. BRASÍLIA DO INGO HOFFMANN

Ingo Hoffman, com seu Brasília azul da equipe Creditum, número 17, fez muito carro de maior potência comer poeira na extinta Divisão 3. Ganhou o campeonato paulista de 1974 na classe A (até 1.600 cm3). Em 2004, um fã chamado César Carboni construiu uma com toda a assesoria do próprio Ingo e deixou a pintura aos cuidados de ninguém menos que Cid Mosca. Esta era inspirada nos carros de competição patrocinados pela petrolífera Gulf.


7. BRASÍLIA KERB SNAKE

Como muitos devem saber, a Brasília foi exportada para vários países, inclusive para Europa. O Inglês Paul Medhurst viu em uma simpática VW Brasilia, descuidada em Portugal, uma boa base para um projeto diferenciado uma vez que este modelo não é muito comum por lá. Encaminhou direto para a oficina Type 3 Detectives - T3D na Inglaterra, onde a pacata Brasilia viria a ser completamente modificada, tornando-se um exemplar bastante admirado. Nascia então o projeto Kerb Snake. Chamando atenção tanto por sua exclusividade quanto pelo ótimo trabalho efetuado, a VW Brasilia Kerb Snake foi considerada um dos carros Top 20 num dos maiores eventos relacionados a VWs na Europa: o Volks World em 2009.


8. BRASÍLIA MUD and ROAD

Brasília pertencente a um grupo belga que promove passeios e aventuras em terrenos acidentados e trilhas off-road em geral somente com VW's a ar preparados. Faz grande sucesso, principalmente em eventos de exposição pela Europa.

Site: http://mud-and-road.skynetblogs.be/


9. BRASÍLIAS DO LATA VELHA

Mais conhecidas pelas atrocidades cometidas e pelo mau gosto empregado pelas oficinas contratadas do programa Caldeirão do Hulk do que propriamente por algo de real importância. Se adequam facilmente ao perfil do site "Bizarrices Automotivas"... São responsáveis, entre outros, pelo triste fim de uma Brasília 4 portas.


10. BRASÍLIAS DO LULA

Não, nosso agora quase ex-presidente não tem nenhuma unidade licenciada em seu nome. Mas ao longo dos seus dois mandatos, foram várias as que surgiram prestando uma justa "homenagem" ao barbudo...

domingo, 21 de novembro de 2010

BRASÍLIA TUBE

Cartão de visita:

> Brasília 1979 branca
> Motor 1600 Boxer injetado
> Rodas TSW 19"
> Pneus 225/35 19"
> Suspensão rebaixada
> Trilha sonora: Alice In Chains - Man In The Box

http://www.youtube.com/watch?v=oUJkFltwi28

sábado, 20 de novembro de 2010

BRASAS DO CLUBE

Hoje apresentamos a Brasília do amigo Wandercy, de Itu-SP. Comprada zero km pelos avós dele em 1980 e na familia desde então, se trata de um raro modelo 1300 com dupla carburação a álcool. Seu avô tinha grande carinho pelo carro, e mesmo depois de um problema de saúde que o afetou mentalmente, continuou demonstrando esse carinho, como relata Wandercy:
"Meu avó abria a garagem todos os dias, tirava a capa que cobria a Brasília, dava a partida e fumava seu cigarro. Depois que o cigarro acabava, ele desligava o motor, cobria o carro e fechava a garagem sem sair com ele. Nós colocávamos gasolina na partida a frio, álcool no tanque uma vez por mês de madrugada ou aos domingos, quando ela ia à feira caminhando três quarteirões. Então tinha que ser jogo rápido! Até completava o óleo, mas não conseguia uma forma de destravar os freios traseiros, remontar a alavanca de câmbio e fazer a troca de óleo antes dele voltar.  Para garantir que ele não conseguiria sair da garagem, removemos a alavanca de cambio e colocamos apenas a haste com uma arruela soldada por dentro, para que ela não soltasse e ele não engatasse marcha nenhuma. Os freios traseiros foram travados apertando-se a regulagem ao máximo, o que, com o tempo, fez com que as lonas acabassem colando nas panelas. A Brasilia ficou nessa rotina por aproximados 3 anos."

 
 

Depois do falecimento de seus avós e de "passar na frente" o Fusca de sua tia (dado pelo seu avô), reformando-o completamente, 2011 reserva a promessa de trazer a brasa novamente à vida. Não será tarefa fácil, devido aos problemas causados pela corrosão do álcool e outros em função do longo tempo parada. Torçamos então para que Wandercy alcance seu objetivo e que ano que vem tenhamos mais uma linda Brasília desfilando por aí. Boa sorte, camarada!

FOTO DO DIA

Tudo azul?

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

BRASÍLIA TUBE

Vídeo de apresentação da Brasília Kerb Snake, que ficou famosa através das revistas VolksWorld e Performance VW:

http://www.youtube.com/watch?v=_L7iUwinAeY

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TOP 10: DERIVADOS DA BRASÍLIA

É certo apontar o Fusca como a origem de vários modelos VW a ar, uma verdadeira "comunidade" de veículos que fizeram história: Kombi, Karmann-Ghia, Variant, TL, VW 1600 "Zé do Caixão", SP2 e a própria Brasília. Isto tratando apenas de Brasil, não contando as versões militares, os Type 3 e outros modelos criados no exterior. Pois bem, mas o que dizer de modelos "derivados de um derivado"? Pois este é o caso dos dez veículos listados aqui que, por uso do chassi, de partes mecânicas ou de carroceria, podem ser definidos como os derivados da Brasília:

1 - VARIANT II
Apesar no nome Variant, trata-se na verdade de um "Brasilião", com mudanças na posição da ventoinha do motor, na suspensão, no entre-eixos, mas que ainda compartilha vários componentes da brasa, principalmente estéticos.

2 - PUMA GTS / GTC / GTI
Os Puminhas "pós-tubarão" surgiram a partir da substituição do chassis do Karmann-Ghia pelo da Brasília, mais largo, representando inclusive um ganho em estabilidade e, consequentemente, esportividade.

3 - MIURA SPORT
O primeiro Miura e seu perfil inspirado nos Lamborghini da época foi criado a partir do chassis da Brasília. Posteriormente vieram os modelos com motores VW MD e AP (dos Passat, Voyage, Santana, etc.) e chassis próprio.

4 - ENVEMO S90
A melhor réplica de Porsche 356 do mundo, elogiada até pela própria Porsche, surgiu sobre a base mecânica da Brasília.

5 - ADAMO GT2
A evolução dos primeiros Adamos ganhou de "brinde" o chassis da Brasília, a exemplo dos Puminhas.

6 - BIANCO S
Criação de Tony Bianco de maior sucesso, a versão de rua do bólido das pistas Fúria tem alma de Brasília.

7 - BIANCO TARPAN
Naturalmente a versão criada a partir do Bianco S seguiria a mesma receita vencedora.

8 - L'AUTOMOBILE VENTURA
A inspiração total é no SP2, mas por baixo "respira" uma brasa.

9 - MP LAFER
Uma fábrica de móveis resolve caprichar numa réplica do inglês MG TD. Resultado? Uma Brasília com uma "cara" completamente diferente. E que linda "cara", diga-se de passagem...

10 - STM 2000
Esta curiosa picape dos anos 80, que teve versões cabine simples, dupla e estendida, usava elementos de vários carros, como as lanternas traseiras de Gol BX, o para-choque dianteiro do Escort e, além do chassis, "roubava" também as portas da Brasília.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

BRASAS DO CLUBE

E a família Brasilieira vai crescendo! Nosso amigo Luis Fernando, vulgo "KBLudu", fez questão de nos mostrar sua mais nova aquisição: uma Brasília 1981/82 impecável, cujo proprietário anterior, um senhor, esteve com ela por quase 20 anos. E agora, enquanto Luis e seu filho Maurício cuidam do seu mais novo "brinquedo", nós apreciamos! Parabéns!

BRASÍLIA TUBE

Depois deste programa, decidi nunca mais na minha vida assistir ao Lata Velha: o dia em que eles MATARAM uma Brasília 4 portas, alegando impossibilidade de reforma, e colocaram uma carroceria de 2 portas no lugar. Ficou claro que não são gente séria e realmente competente, diferente das oficinas dos programas americanos (especialmente o Pimp My Ride, da MTV) que "deram" ao Luciano Huck essa "idéia original" de quadro para o seu Caldeirão...

domingo, 7 de novembro de 2010

NOVIDADE DO CLUBE: ADESIVO GRÁTIS PARA SÓCIOS!

Brasilieiros e Brasilieiras,
Resolvi presentear aos amigos que fazem parte deste clube diferenciado. É uma forma de agradecimento aos que acreditaram nesta iniciativa desde o começo, e também para incentivar novos "brasilieiros" a se juntar a nós. Assim, quem já for sócio ou quem se associar daqui em diante ganha um super ADESIVO DO BRASÍLIA CLUBE totalmente GRÁTIS, para desfilar com ele colado no vidro da sua brasa. Vejam bem, é GRÁTIS mesmo: estou bancando o adesivo e o envio!
Estarei me comunicando via e-mail com os sócios atuais para conseguir os endereços para postagem.
Para aqueles que querem se associar ao clube e ganhar seu adesivo, basta enviar um e-mail para essenfelder2003@yahoo.com.br com seus dados completos (nome e endereço de correspondência) e fotos da sua Brasília, para eu colocar aqui no site.
Lembrando que para ser sócio não se paga mensalidade, caixinha, dízimo, nada, uma vez que o intuito é encontrar e unir os proprietários de VW Brasília em torno de sua paixão, trocar idéias, curiosidades e informações e, quem sabe em um futuro próximo, promover eventos e atividades maiores.
Portanto, aproveite e venha fazer parte do Brasília Clube!
Forte abraço a todos!

P.S.: Para quem quiser ajudar na divulgação do nosso clube em algum site, é só copiar o banner abaixo e usar à vontade!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

BRASAS DO CLUBE

Mais um membro se junta a este estimado clube. E mais uma vez ele é internacional: é o nosso amigo Ulysses Gonzalez, de Assunção, Paraguai. Sua Brasília 1973 está passando por reformas, mas já é possível notar pelas fotos a transformação deste a chegada às suas mãos cuidadosas. Está no início, mas percebam as rodas esportivas e o trato dado no motor de dupla carburação da "Brazuka". Buena suerte y felicitaciones, mi nuevo amigo!





segunda-feira, 1 de novembro de 2010

BRASILIA TUBE

A inspiradora restauração de uma Brasília 1975 ao som de Evanescence:

http://www.youtube.com/watch?v=PKrztXi27GQ

FOTO DO DIA

Encontro de amigas...